Nossos Projetos


Projetos Fixos

Mala Viajante

Mala Viajante! Essa mala será disputadíssima entre nossos alunos!  Esse projeto tem como principais objetivos envolver a família nas práticas de leitura e ainda, integrar família e escola!

Toda semana um aluno será sorteado e o mesmo levará a Mala contendo um livro literário, um caderno onde a família registrará a experiência da criança ao passar o fim de semana com um personagem do Ziraldo.

O personagem será confeccionado com a ajuda de toda a turma! A mala seguirá toda sexta-feira e deverá retornar na terça, para que possamos prepará-la pra próxima criança a ser sorteada!

Projeto Eu Leitor

Desde a mais tenra idade é fundamental que as crianças tenham acesso ao objeto livro, não apenas para manuseá-lo, mas principalmente, para associá-lo a outros objetos comuns à infância: brinquedos, televisão, jogos e música.

     O livro, incorporado como objeto comum à criança, passa a ser mais um instrumento de referência de linguagem e de informações, que não apenas alimentarão sua imaginação como servirão de suporte para a curiosidade crescente e necessária ao sucesso escolar.

     Pensando na relevância do contato diário e contínuo com o livro literário e, ainda, na qualidade do livro ofertado à criança, preparamos um tesouro para nossos alunos.

     A Sacola Eu-Leitor é muito esperada por nossas crianças. Toda semana durante a aula da Hora do Conto elas são apresentadas a diversos gêneros literários, todos respeitando a faixa etária de cada um, e as mesmas são convidadas a escolherem um título para levarem para casa, onde juntamente com sua família fará a leitura do livro. Ler para as crianças é estreitar laços afetivos, além de inserí-las no mundo do conhecimento, da cultura e da criatividade.



Projetos Anuais

Projeto Identidade

A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco importantes e deixamos de realizar todo nosso potencial, que acaba desperdiçado. Portanto, se faz necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e com responsabilidade.

Objetivos:

  • Incentivar o autoconhecimento;
  • Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária como processo constante e mutável;
  • Compreender o crescimento humano (infância, adolescência e idade adulta) e as mudanças do corpo, o conceito de idade (juventude e velhice);
  • Desenvolver plena consciência de suas histórias, origens e cultura;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
  • Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as diferenças de grupo, fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero (visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).